33° Lugar: Castle of Illusion Starring Mickey Mouse (Sega - 1990)
Tipo: Aventura (Plataforma)
Quando Castle of Illusio foi lançado, o parâmetro para se avaliar a qualidade de jogos de aventura do tipo platafomrma eram as séries "Super Mario Bros." e Alex Kidd, numa época que os 8bits ainda dominavam o mercado. Castle of Illusion, simplesmente veio para quebrar esse paradigma e mostrar o que um 16-bit é capaz. Cenários, personagens e músicas são inesquecíveis. Sua fonte de inspiração foram as animações da Disney das décadas de 30 e 40 - considerada a era de outro da animação estadunidense. São vários os tdetalhes inspirados nesses clássicos, como od design de Mickey e Mizrabel - a madrasta de "Snow White and the Seven Dwarfs" de 1937) e a gelatina da segunda fase inspirada em "Mickey and the Beanstalk" de 1947. Ao contrário do que muitos dizem, não é um jogo produzido pela Disney - que nem sonhava em fazer isso na época - mas sim pela própria Sega, com a licença do famoso estúdio de animação. Tornou-se o padrão de qualidade a ser perseguido por todos o jogos baseados em personagem Disney. Graças ao seu sucesso o Mega Drive tornou-se o recordista histórico na quantidade de jogos lincenciados pela Disney - 19 jogos no total. Para mim, mesmo passados mais de 20 anos esse ainda é o melhor jogo com o mascote número 1 da Disney feito até hoje e influenciou muito até mesmo o recente Epic Mickey do Wii.
Dificuldade: 8,5
Gráficos: 9,5
Apresentação (presentation): 9,5
Música/Trilha Sonora: 10,0
Efeitos sonoros: 9,0
Controle: 9,5
Jogabilidade: 9,5
Replay Value (Rejogabilidade): 9,5
Total: 9,5
Quando Castle of Illusio foi lançado, o parâmetro para se avaliar a qualidade de jogos de aventura do tipo platafomrma eram as séries "Super Mario Bros." e Alex Kidd, numa época que os 8bits ainda dominavam o mercado. Castle of Illusion, simplesmente veio para quebrar esse paradigma e mostrar o que um 16-bit é capaz. Cenários, personagens e músicas são inesquecíveis. Sua fonte de inspiração foram as animações da Disney das décadas de 30 e 40 - considerada a era de outro da animação estadunidense. São vários os tdetalhes inspirados nesses clássicos, como od design de Mickey e Mizrabel - a madrasta de "Snow White and the Seven Dwarfs" de 1937) e a gelatina da segunda fase inspirada em "Mickey and the Beanstalk" de 1947. Ao contrário do que muitos dizem, não é um jogo produzido pela Disney - que nem sonhava em fazer isso na época - mas sim pela própria Sega, com a licença do famoso estúdio de animação. Tornou-se o padrão de qualidade a ser perseguido por todos o jogos baseados em personagem Disney. Graças ao seu sucesso o Mega Drive tornou-se o recordista histórico na quantidade de jogos lincenciados pela Disney - 19 jogos no total. Para mim, mesmo passados mais de 20 anos esse ainda é o melhor jogo com o mascote número 1 da Disney feito até hoje e influenciou muito até mesmo o recente Epic Mickey do Wii.
Assim como a versão do Master, essa merece um lugar nos melhores do Mega! Cara a musiquinha e o chefe chocolate não saem da memória, grande jogo e muita nostalgia.
ReplyDeleteAbraço!
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DeleteLogan, o chefe chocolate é exclusivo do Master. A idéia de fazer dois jogos parecidos, mas diferentes para os dois sistemas fooi uma grande sacada da SEGA, que repetiu o conceito em Sonic (com a diferença de o lançam,ento não ter sido simultâneo como aqui, mas posterior para o master). Dê uma conferida nos posts sobre as melhores aberturas e as melhores trilhas sonoras dos games e a resenha sobre Quack Shot. Acho que vai gostar!
DeleteSim Arnold eu sei da exclusividade do Master. Entendi a sacada da Sega entre os dois consoles, so citei o chefe chocolate pela grande nostalgia que ele me causa, na minha opinião é o melhor chefe da versao do Master. Quanto a versao Mega eu me lembro de quando ficava horas na locadora jogando ele, e claro Quack Shot. Muito boa a analise.
ReplyDeleteAbraço!